Assim como Marcos Novak, Greg Lynn é um arquiteto que vem da geração digital, ou seja, um arquiteto contemporâneo que explora os limites impostos pela materialização espacial dos projetos.
Filósofo e designer, Lynn é formado em biologia e fez pós-graduação em arquitetura pela universidade de Princeton e foi estagiário de Peter Eisenman.
A arquitetura de Greg Lynn faz parte da arquitetura dita flúida, ou arquitetura genética, são expressões que partem de formas primitivas e aos poucos vão quebrando a simetria, vão sofrendo mutações. Lynn baseia essas quebras no desenvolvimento dos seus protótipos, em questões biológicas e movimentos exteriores às edificações.
Seus processos projetuais são todos desenvolvidos por computador, través de diferentes técnicas de modelagem (blobs, bleb, shred, por exemplo) e o resultado é uma surpresa, em suas construções não se sabe ao certo o que é teto, piso, parede, não há um referencial, um respeito à gravidade, mas sim apenas um envoltório, o computador é o instrumento que rompe com as ideais clássicas da arquitetura de estática e equilíbrio que são substituídas por processos ditos mais vitais do projeto que são forma, conceito e animação.
O resultado final é um elemento plástico e desconhecido, sua criação portanto é a celebração da desordem, e do natural uso da computação gráfica para a exploração das formas.
Seus projetos são concebidos através de dobras e movimento, como se ao invés de utilizar um softaware de animação e caminhar pelo projeto, este fosse fruto de um próprio movimento.Os espaços internos não seguem um funcionalismo e mais uma vez nos deparamos com casa que não possue “cara de casa”, como é o caso do seu projeto Embryological house, ilustrado acima. Não há semelhança do percebível, nada parece familiar quando pensamos em casas, e Lynn parece não estar muito preocupado com isso, ele é um grande pesquisador e experimentador das formas, esta é a sua expressão arquitetônica, um caráter muito mais de designer.
Parecem objetos metamórficos, um desafio a realidade. Os projetos de Lynn causam uma dupla sensação, a sensação de que a sua arquitetura é fruto de forças exteriores, forças físicas que a deformam, ela é sensível e sentível, perceptível, ela é afetada e nos afeta, nos sentimos afetados pela afetação.
continua....
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