sexta-feira, 21 de março de 2008

PETER EISENMAN Wexner Center for the Art Ohio State University em Columbus, Ohio, USA. (1983-1989)

Peter Eisenman é um dos arquitetos chamados desconstrutivistas. Eisenman se dedica em seus prédios tanto á pratica quanto á teoria, grande base de suas edificações. Ele trabalha a forma a partir desta base teórica que parte do contexto espacial e cultural da edificação. Sua arquitetura tem sofrido críticas de novas correntes criticam a super utilização de trabalhos digitais em projeto, deixando de lado formas projetuais clássicas próprias da arquitetura, mas o próprio defende com consistência sua posição: “Não é possível fazer no computador o que não se sabe fazer a mão” “Se vai produzir a planta de um edifício, não consegue desenhar a mão com a rapidez suficiente, porque estamos sempre laboriosamente a produzir ligações de pontos a linhas. Para produzir devemos desenhar rapidamente e conceptualmente, o que o computador não consegue. Computadores não desenham ideais, os humanos sim” (Estes comentários foram feitos em uma entrevista/debate com Sanford Kwinter). Peter mostra, então, claramente sua posição com relação aos trabalhos digitais. A arquitetura não é feita pelo computador, este é apenas uma ferramenta nas mão do arquiteto. Cabe a este então ver e analisar física e conceptualmente se seus traços estão certos ou errados.

O centro de arte wexner é um bom exemplo de uma arquitetura de Peter Eisenman.

A intervenção do Centro de Arte Wexner tem como ponto principal uma estrutura em gradeada tridimensional que estrutura como uma coluna dorsal da intervenção que serve como passagem para pedestres e incorpora parte das galerias. Ela passa em ângulo entre as duas edificações já existentes, criando um contraste entre o antigo e o novo. A espinha dorsal parece cortar, ligar e dialogar ao mesmo tempo com as edificações existentes. Ao final, a trama branca se conecta com uma edificação que faz uma releitura desconstrutivista das antigas torres militares que foram destruídas na década de 50. O posicionamento da trama da intervenção sobre a trama da cidade cria uma junção entre o centro e a cidade. Podem ser vista a projeção da trama na pavimentação que eh cruzada transversalmente pela trama também na pavimentação. A edificação então, se impõe e se integra a cidade, dialogando com o contexto do local e que toma o passado como parte importante do projeto mas que se relaciona com o futuro.
Debate Sanford Kwinter e Peter Eisenman:



Nenhum comentário: